top of page
Buscar

Como funciona um banco digital e quais são os principais regulamentos

Você provavelmente já se perguntou quais as diferenças entre um banco tradicional e um banco digital, não é mesmo? No conteúdo de hoje, trouxemos um pouco sobre como funciona um banco digital e quais as principais características para sua atuação.



O que é o banco digital?


Os bancos digitais surgiram no Brasil em 2016, após a norma entrar em vigor pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Esse formato de negócio nasceu como fintech, ou seja, startups que trazem inovação tecnológica ao sistema financeiro, também chamadas de neobanks.


Sua principal característica é de ser 100% on-line, permitindo ao cliente fazer tudo pelo site ou aplicativo, possuindo assim mais facilidade e praticidade – um dos objetivos desse modelo de negócio. Em sua maioria, os bancos digitais não possuem agências físicas, alguns bancos digitais possuem no máximo um espaço de relacionamento com os clientes.


Um banco digital não possui caixas eletrônicos próprios e os saques são feitos através de caixas independentes, como por exemplo os da Rede 24 Horas. Outra característica que chama a atenção é a ausência de atendimento humano, trazendo uma experiência diferenciada e inovadora, já que dessa forma o cliente consegue ter mais autonomia no processo.


Nessa modalidade, o próprio usuário controla suas operações e dificilmente precisa falar com alguém. Porém, caso necessite de atendimento, os canais também são por meio digital, através de chats, e-mail ou telefone (central da empresa ou terceirizada).


Um ponto importante a ser ressaltado é de que um banco digital é tão seguro quanto um banco tradicional! Todas as transações são criptografadas e utilizam protocolos cada vez mais tecnológicos e seguros, além de exigirem autenticação do usuário através de senha eletrônica ou em smartphones compatíveis, por meio da impressão digital do usuário.



Quais as diferenças para um banco tradicional?


O banco digital não possui atendimento presencial, logo, a principal diferença está relacionada à experiência do usuário. Desde a abertura – onde os documentos necessários são encaminhados por meio digital – até o encerramento da conta, nada é presencial.


Os bancos digitais possuem tarifas mais baixas do que os bancos tradicionais e, por vezes, inexistentes. Em contraponto, o saque em contas digitais é cobrado, já que exige um terceiro para efetuar o serviço.


No mais, os bancos digitais contam com as mesmas funcionalidades de um banco tradicional: empréstimos, seguros e, em alguns casos, até mesmo investimentos!


Uma informação importante é que existem bancos digitais que são regularizados pelo Banco Central, mas grande parte deles pertence a grupos de bancos com grande relevância no mercado, como a Rainbow!





O que isso significa para nosses clientes?


Mais confiança, segurança e credibilidade! Estarmos associados a um grande grupo é garantia de nosso compromisso com cada cliente e também garantia de que suas transações financeiras são feitas de forma segura e com a credibilidade de um banco tradicional.


Receba, pague, empreste ou guarde dinheiro de forma segura e sem burocracia! Abra sua conta digital na Rainbow Bank!

bottom of page